Ficha de leitura: Confira modelos prontos

Um ótimo meio para nos guiar após lermos determinado livro é a Ficha de leitura, que pode ser utilizada tanto como objeto pedagógico em sala de aula quanto como suporte para uma maior absorção do que é lido também em casa.

Assim, abaixo obtenha maiores informações sobre e confira também modelos prontos para já passar a utilizar esse meio de estudo e absorção, olha só:

Objetivos da Ficha de leitura:

O principal objetivo associado ao uso da Ficha de leitura é organizar as leituras que são feitas em um determinado espaço de tempo, o que pode ocorrer como forma de fazer uma melhor organização das mesmas para que depois faça revisões. Dessa forma, é algo que pode ajudar até mesmo em cursos superiores.

Já durante a alfabetização, quando as crianças estão começando a ler, o preenchimento das fichas colabora para que a atividade se torne um hábito, guiando a prática e mostrando os pontos que merecem uma maior atenção.

Além disso, é também uma motivação para a escrita, já que para o preenchimento da ficha de leitura naturalmente será preciso escrever, trabalhando um melhor conhecimento da língua  e melhor organização textual, dentre outros fatores.

Dicas para fazer a sua Ficha de leitura!

Antes de tudo, reúna as principais informações da leitura que realizou, incluindo dados de publicação, autor, editora, nome do livro, gênero do qual ele faz parte e outros detalhes similares a esses.

Ao longo da sua leitura, já podem também ir fazendo apontamentos, como marcando citações que achou interessantes, destacando a centralidade da história e os aspectos que mais gostou dela.

Ou seja, além dos detalhes mais técnicos é igualmente importante que inclua sua opinião pessoal enquanto leitor, reservando ao menos um parágrafo para citar o que gostou e as impressões gerais que conseguiu obter.

Para facilitar, pode ir reunindo palavras-chave para ter uma melhor noção da leitura, principalmente quando se tratar de um livro mais extenso para o qual vai precisar dedicar uma considerável quantidade de dias.

Por sinal, o período de início e finalização da leitura também deve ser incluído. Assim, inclusive, poderá acompanhar a melhora de tempo com a qual lê livros enquanto torna esse um hábito mais frequente.

Modelos prontos de Ficha de Leitura:

A organização prévia em todos facilita bastante o preenchimento da ficha de leitura, guiando todo o resumo que irá fazer do livro que foi lido.





Dessa forma, precisa incluir também suas percepções sobre o texto. Inclusive, uma tarefa interessante é reler após certo tempo e perceber se sua análise mudou ou não.

Na prática, é como se a ficha de leitura fosse um diário de bordo para acompanhar quantos livros lemos, o que entendemos dele e até mesmo organizar aqueles que foram os preferidos.

Para quem ainda não possui um costume tão grande de ler, essa se torna uma motivação a mais, além de ser um meio de acompanhamento de quantos leituras consegue fazer.

Ao mesmo passo, é uma boa ideia para quem já costuma ler. Com isso, não vai esquecer dos livros que já foram lidos e poderá estar constantemente relembrando quais foram suas impressões sobre cada um deles.

Pensando em trabalhos acadêmicos, a ficha de leitura ainda pode te ajudar a ter uma noção para utilizar citações e incluir referências, tendo um resumo pronto de tudo que já leu para te ajudar nesse sentido.

Em sala de aula, essa pode até mesmo se tornar uma atividade avaliativa, já que de fato é uma maneira de acompanhar o que os alunos estão lendo, suas opiniões e a forma de interpretação.

Caso estejamos falando de uma turma com crianças, o ideal é deixar o modelo mais compacto, com perguntas mais simples e esperando respostas mais curtas. Assim, o resultado poderá ser mais satisfatório.

Ainda pensando em crianças, pode pensar em um design mais lúdico para a ficha, assim ficará divertido e vai chamar a atenção das mesmas, podendo imprimir várias para que usem também em casa.

Diante de tantos modelos e possibilidades que cada um deles pode nos trazer, esperamos ter te ajudado com esse post. E é claro, não deixe de colocar a ideia em prática para perceber os seus benefícios!